16/12/2022
Os redutores planetários IBR da linha de precisão, são itens fornecidos para aplicações que necessitam de alta eficiência, exatidão e repetibilidade no processo de produção executados por suas máquinas e equipamentos automatizados. Ademais, esses redutores são silenciosos, compactos e capazes de transferir e resistir a altos torques. São normalmente utilizados em conjunto com servo motores, motores de passo ou outros sistemas de transmissão CC.
Nesse artigo, serão fornecidas informações importantes sobre os cuidados a serem tomados desde o recebimento do redutor até a sua instalação (para manutenção, consulte o manual de instruções). Recomendamos que a instalação seja feita por pessoas capacitadas e que possuam conhecimento técnico para a execução da tarefa.
É indispensável realizar limpeza cuidadosa do eixo do servomotor bem como do vazado de entrada do redutor planetário, evitando que se acumulem partículas, óleos, graxas ou qualquer lubrificante, interferindo no contato adequado entre as partes. As sujeiras acumuladas podem ocasionar escorregamento entre o eixo e o encaixe no redutor.
O eixo deverá estar alinhado no vazado de entrada, para isso, é necessário primeiro a fixação correta entre motor e flange de entrada do redutor, utilizando o torque indicado no manual de instruções do fabricante do servomotor. Atenção para o procedimento correto de aperto dos parafusos do flange, a ordem correta é em X.
O redutor planetário não poderá ser apoiado axialmente pelo seu eixo de saída durante a montagem, é necessário utilizar uma base adequada.
Os torques de aperto inseridos nos parafusos de fixação do flange bem como no colar de aperto do eixo garantem a fixação adequada especificada pelo fabricante.
De acordo com a Tabela de Torques de Aperto dos parafusos do eixo que pode ser consultada abaixo, um torque no colar de 2,2 Nm gera um torque de aperto no eixo de 58 Nm. Essa relação deve ser respeitada, uma vez que o torque do motor não pode exceder esse valor, pois poderá ocorrer escorregamento entre as partes.
Não respeitar a ordem de montagem: servomotor no vazado de entrada do redutor para posteriormente realizar o aperto do colar. Isso pode acarretar desalinhamento do eixo, inclusive prejudicando outros elementos como rolamentos e vedações.
O não cumprimento dessas medidas, pode acarretar em sérios danos nos equipamentos relacionados, incluindo fratura do eixo do motor devido a desalinhamentos, provocando cargas excessivas no mesmo, bem como desgastes prematuros. Por isso, prolongue a vida útil do seu conjunto e siga as nossas dicas.
Para acessar o passo a passo, veja as instruções abaixo, no manual de instruções enviado junto com o produto ou assista o vídeo:
Confira a Tabela no final deste artigo para verificar os parafusos e torques de aperto.
* Se o torque do motor exceder o torque de aperto do eixo, poderá ocorrer escorregamento entre o eixo do motor e seu encaixe no redutor.