Notí­cia

Redutores IBR

O que é potência?

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

O que é potência?

Na física, a potência de uma força corresponde ao valor da velocidade com que determinado trabalho é realizado ou em que uma energia é transferida. Quanto mais rápido for a quantidade de energia transformada num espaço de tempo curto, maior será a potência. Ou seja, potência é a grandeza derivada, obtida pelo quociente entre energia e unidade de tempo, é o produto de força multiplicado pela velocidade.

Como exemplo, podemos considerar duas pessoas que realizam o mesmo trabalho. Se uma delas realiza o trabalho em um tempo menor do que a outra, ela tem que fazer um esforço maior, assim dizemos que ela desenvolveu uma potência maior em relação à outra.

Outro exemplo prático que podemos citar é: se um motor (I) eleva um bloco de massa m, com velocidade constante, a uma altura h em 10s e outro motor (II) eleva o mesmo bloco de mesma massa m, com a mesma velocidade e a mesma altura h em 5s, então o trabalho realizado (energia transformada) pelos dois motores é o mesmo, mas o motor (II) tem o dobro de potência em relação ao motor (I), pois realizou o trabalho na metade do tempo.

Se você conhece a força necessária para deslocar um peso e sabe qual a velocidade em m/s é fácil calcular a potência necessária ou requerida de acionamento através da fórmula abaixo:

Podemos calcular a potência requerida de acionamento de um equipamento, ou seja, a potência do motor que será utilizado, a partir do conhecimento do momento de torção ou torque requerido e da rotação por minuto no seu eixo de acionamento. O rendimento do sistema de transmissão, geralmente um redutor, também deverá ser conhecido.

Está na dúvida de qual redutor da IBR é mais adequado para a sua máquina? Nossa equipe te ajuda com soluções eficientes para melhor desempenho de seu equipamento. Entre em contato com a gente (54) 3028.9200.

Referências:

https://www.significados.com.br/potencia/

http://brasilescola.uol.com.br/fisica/potencia.htm

https://www.resumoescolar.com.br/fisica/conceito-e-como-calcular-a-potencia-na-fisica/

http://fisicaevestibular.com.br/novo/mecanica/dinamica/potencia-de-uma-forca/

https://pt.scribd.com/doc/212055702/Como-calcular-a-potencia-do-motor-e-selecionar-o-redutor-no-acionamento-de-maquinas-e-equipamentos

#Potência #motorredutores #redutores #áreatécnica

Cometários