As manutenções tem como objetivo manter o bom funcionamento dos equipamentos, maximizando sua vida útil, garantindo um melhor custo-benefício e competitividade, máquina parada é prejuízo, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos alguns pontos importantes que você precisa ficar atento quando o assunto é manutenção industrial, acompanhe o texto até o final e descubra quais são eles.
1. Entenda a diferença entre os diferentes tipos de manutenção
Atualmente existem três modalidades de manutenção que são as mais adotadas no Brasil: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva, cada uma possui propósitos diferentes.
1.1 Manutenção Corretiva:
É feita para substituir componentes, peças ou acessórios que sofreram desgaste e falharam ao ponto de causar parada na máquina.
1.2 Manutenção Preventiva:
Visa prevenir falhas ao adotar uma série de medidas periódicas.
1.3 Manutenção Preditiva:
Considerada uma das mais eficientes no ramo da manutenção industrial, a manutenção preditiva atua na inspeção rotineira de equipamentos para identificação de irregularidades que podem vir a dar problema. Tudo isso é feito com base nos dados a respeito do desempenho e desgaste de uma máquina.
2. Como prolongar a vida de um motorredutor ou redutor de velocidade?
Para isso, temos algumas recomendações que devem ser seguidas para que a qualidade dos produtos seja mantida:
• Efetue inspeção visual periódica, atentando-se para o funcionamento, verificando ocorrência de vibrações ou ruídos anormais;
• Em situações onde for necessário, efetuar periodicamente limpeza externa do produto, de forma a evitar que a dissipação de calor seja prejudicada pelo acúmulo de material de qualquer tipo;
• Mantenha lubrificados eixos e as partes usinadas, evitando sua oxidação;
• Caso ocorra contaminação do óleo do redutor/motorredutor por agentes externos, deve-se efetuar limpeza interna e preencher novamente o redutor com óleo novo;
• Observe a existência de vazamento de óleo. Caso este problema seja observado, pare imediatamente o equipamento. Deve-se solucionar completamente o motivo do vazamento antes de repor ou trocar o óleo.
3. Precisa de manutenção? Procure um profissional qualificado
É imprescindível que o profissional que irá realizar a manutenção tenha pleno conhecimento dos equipamentos e seu funcionamento. Caso contrário, além de prejuízos com o maquinário, como perda da garantia, por exemplo, pode ocorrer até mesmo graves acidentes de trabalho. Manutenção é assunto sério!
Você tem efetuado a manutenção constante dos seus redutores e motorredutores? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Redutores IBR, contamos com uma equipe de pessoas autorizadas a realizarem esse tipo de serviço, ligue para (54) 3028.9200
postado em 09/11/2020
postado em 03/11/2020
postado em 04/09/2020