Notí­cia

Redutores IBR

Conheça os principais tipos de engrenagens

ÁREA TÉCNICA - ARTIGOS E TEXTOS TÉCNICOS SOBRE OS PRODUTOS IBR

Conheça os principais tipos de engrenagens

As engrenagens são as partes mais fundamentais dos redutores de velocidade. Através delas e de suas combinações com números de dentes diferentes, reduz-se a velocidade de rotação da transmissão e, consequentemente, amplifica-se os torques.

As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Existem diversos tipos de engrenagens, sendo alguns dos quais mencionados e caracterizados abaixo:

  • Engrenagens cilíndricas de dentes retos - São utilizadas nas transmissões entre eixos paralelos. Apesar de constituírem sistemas com rendimento elevado, são mais empregadas nas transmissões de baixa rotação, visto que produzem ruído mais elevado em transmissões de altas velocidades;
  • Engrenagens cilíndricas helicoidais – Da mesma forma que as engrenagens de dentes retos, também são utilizadas nas transmissões entre eixos paralelos. Devido ao seu formato e ao engrenamento que possibilita, esse tipo de engrenagem, porém, é apropriada para uso em situações de velocidades e cargas mais elevadas, trabalhando de modo muito mais suave em relação às engrenagens de dentes retos. O rendimento é bastante alto, mesmo quando utilizadas para grandes relações de transmissão;
  • Engrenagens cônicas de dentes retos- são utilizadas para transmissão entre eixos ortogonais ou concorrentes com distintos ângulos entre si. Esse tipo de engrenagem é utilizado em situações onde é necessária uma mudança de direção do movimento de giro, com ou sem redução. Pela característica dos dentes retos de produzir mais ruído em relação aos dentes helicoidais, são mais utilizadas em baixas velocidades;
  • Engrenagens cônicas de dentes helicoidais – também utilizadas em situações onde é necessária uma mudança de direção do movimento de giro, com ou sem redução de velocidade. Esse tipo de engrenagem, porém, possui uma característica de engrenamento que permite uma operação mais silenciosa e uma transferência maior de torque, quando comparada a engrenagens similares de dentes retos.
  • Sem-fim e coroa- esse tipo de sistema de engrenagens, além de ter a característica de transmissão entre eixos ortogonais, possibilita grandes relações de redução. Devido à essas características, agregadas ainda a menores custos de produção, são muito utilizadas em redutores de velocidades. Como desvantagem, o rendimento nesse tipo de sistema é mais baixo em relação aos demais tipos citados.


Na IBR você encontra redutores com diferentes tipos de engrenagens ideais para a aplicação e exigência própria do seu equipamento.

Entre em contato com o suporte de atendimento IBR pelo fone e informe-se: (54) 3028.9200

Fonte:

http://educacaotecnologica.2000pt.net/engrenagens.pdf

http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM129/Prof.%20Pescador/Engrenagens1.pdf

#engrenagem #redutores #coroa e sem-fim #motorredutores

Cometários