Notí­cia

Redutores IBR

A história do Elevador

NOTíCIAS INSTITUCIONAIS

A história do Elevador

Os elevadores existem há séculos e estão presentes diariamente na vida de milhares de pessoas. Acredita-se que, hoje, há mais de 2 milhões de elevadores em todo mundo.

Esse mecanismo foi essencial para revolucionar a construção de grandes edifícios, tornando possível a verticalização das cidades e a maneira de deslocar grandes pesos de um espaço a outro.

O elevador começou de forma bem simples, inicialmente nada mais do que sendo uma plataforma puxada pela força do homem e dos animais. As primeiras informações de deslocamentos verticais apontam para o início da terceira dinastia (2788 a.C.) na construção das primeiras pirâmides no Egito, com a ajuda de guindastes primitivos baseados em cordas e apoios.

Na Grécia antiga, o grego Arquimedes desenvolveu diversos sistemas de polias e roldanas para erguer cargas, que os romanos posteriormente aperfeiçoaram. Mas foi só a partir da Revolução Industrial, no século XIX, que essas formas de tração foram sendo substituídas pela energia a vapor e logo após, pela eletricidade, permitindo a construção de elevadores fixos para transportar materiais e pessoas.

Mas os elevadores continuavam a ser evitados pelas pessoas, que os consideravam perigosos, por balançarem demais e serem instáveis, podendo até partir os cabos de sustentação.

Somente em 1852, o primeiro sistema de segurança que impedia a queda do elevador em caso de rompimento das cordas foi desenvolvido pelo americano Elisha Grave Otis (1811-1861). Esse sistema era baseado em trilhos serrilhados que prendiam a plataforma se ela perdesse sustentação, resolvendo assim o problema de oscilação. Esta inovação permitiu a utilização do elevador em segurança por pessoas e a parti daí tornar-se uma das inovações mais usada em todo o mundo.

Os primeiros elevadores movidos a vapor eram muito lentos; para um passageiro alcançar o oitavo andar de um prédio, levava em média 2 minutos. Hoje os sistemas dos elevadores são cada vez mais modernos, com sistema de engrenagens e motores de alta rotação, permitindo que estes tenham maior velocidade e segurança no deslocamento. Atualmente, alguns elevadores são capazes de atingir a velocidade de 550 m/min, ou seja, 45 vezes mais rápido.

Histórias como a do elevador tem grande relação com o slogan da Redutores IBR, em seus 10 anos: Uma História de Força e Confiança em Movimento. Localizada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a REDUTORES IBR é uma empresa que atua em todo o Brasil no fornecimento de motorredutores, redutores, motores e outros equipamentos relacionados à movimentação de máquinas e equipamentos.

Conheça nossa linha de produtos aqui.

www.redutoresibr.com.br

Fontes:

https://comosurgiramascoisas.blogspot.com.br/2013/02/como-surgiu-o-elevador.html

http://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-elevador.htm

http://origemdascoisas.com/a-origem-do-elevador/

http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-surgiu-o-elevador/

http://portalbiografias.blogspot.com.br/2008/03/histria-as-primeiras-informaes-de.html

#Tecnologia #movimento #redutores #motorredutores #elevador

Cometários